Classificando nossos hábitos: 5 etapas para se livrar de nossos hábitos ineficazes

A desvantagem dos hábitos é que eles nos fazem agir sem pensar e talvez sem discernir o que é eficaz e o que não é, o que é importante e o que não é. Eles conhecem tão bem o caminho de nossas ações que voltam ao menor pretexto para assombrar nossos dias, mesmo que tentemos modificá-los. Para substituir nossos maus hábitos por rituais eficazes , vamos seguir o conselho de Marc Twain: “  Você não se livra de um hábito flanqueando-o pela janela; ele deve ser feito para descer as escadas degrau a degrau ”. Essas etapas são cinco.

Marcel Duchamp.
Nu descendo uma escada.
Óleo sobre tela, 1912.

Primeiro passo: identifique nossos hábitos ineficientes

Nesse ponto, nosso melhor ativo é a curiosidade. Porque nossos hábitos são mestres na arte da camuflagem. Não visto não levado. Então, como você os fixa?

  • A maneira mais fácil e rápida é comparar nossas práticas usuais a rituais eficazes . Por exemplo, os rituais recomendados ”  comece o dia com um arquivo de fundo” e “abra sua caixa de correio às 11h” são incompatíveis com o hábito de verificar nossos e-mails assim que chegamos ao escritório. Aqui já está um manchado!
  • Outra forma de comparar nossos hábitos é compará-los com as práticas de nossos colegas mais eficientes. Aqueles que admiramos, pensando “como eles fazem tudo isso?” ” Eles podem nos revelar que recusaram metade dos pedidos de participação nas reuniões. E aqui está o nosso hábito de aceitar todos os convites sem máscara.
  • Por fim, os métodos de auto-  identificação nos ajudarão a eliminar os maus hábitos ocultos por trás dos pilares da inconsciência. O acúmulo de tempo gasto por tipo de tarefa ou por projeto lança uma luz dura sobre sua ineficácia.

Segunda etapa: contrabalançar nossas crenças subjacentes

A emoção associada a este estágio é a inveja. Confortavelmente instalados em nossas vidas diárias, nossos maus hábitos não serão desalojados por uma motivação vacilante. Se apontarmos o dedo para eles, eles usarão pretextos falaciosos como “está feito”, “sempre fizemos isso”, ou mesmo um perturbador “nunca se sabe” que vai tirar o melhor de nossas inclinações. A primeira coisa a fazer é, portanto, dar a nós mesmos um objetivo motivador , uma boa razão para querer ser mais eficientes.

Só então seremos capazes de lutar em termos de igualdade contra nossos maus hábitos e as muitas facetas de sua boa consciência, como disponibilidade para os outros , perfeccionismo ou excesso de investimento em nosso trabalho. Teremos um argumento de peso a enfrentar, uma meta a atingir que nos ajudará a superar os riscos com que nos ameaçam.

Terceiro passo: questionar as reais necessidades ou riscos

É de lucidez que precisamos aqui esboçar os contornos de uma nova prática. Se abrirmos a nossa caixa de correio assim que chegarmos ao escritório, é sem dúvida para ser reativa em caso de emergência. São as próprias noções de urgência e capacidade de resposta que podemos questionar. Emergências reais são aquelas que apresentam risco no caso de não haver tratamento imediato. Esse é realmente o caso de todos os e-mails que nos apressamos em responder? A responsividade é medida em minutos ou meios dias? A menos que faça parte da nossa função estar disponível desde a primeira hora (linha directa, serviço de apoio ao cliente, etc.), na grande maioria dos casos, processar um pedido durante o dia é mais do que suficiente. São nossas representações – grandes aliadas de nossos hábitos – que nos enganam.

Nesta fase, também podemos questionar nossos “clientes” internos. Eles ainda lêem o relatório que lhes enviamos? O que eles fazem com as informações que lhes damos? É possível que uma entrega menos completa ou um simples acesso aos dados brutos seja suficiente para eles. Que economia de tempo! Outro reflexo pode nos poupar algumas horas estéreis gastas em reuniões: perguntar sistematicamente ao facilitador qual será o nosso papel e o que ele espera de nós. Dependendo de sua resposta, escolheremos a melhor alternativa que atenda às suas necessidades, poupando-nos da reunião: fornecer uma apresentação, ajudá-los a preparar uma sequência, permanecer acessível remotamente para responder a perguntas pontuais, etc.

Quarta etapa: defender e ajustar novas práticas

Para descer este quarto degrau, precisaremos de uma boa dose de perseverança. Porque nossos hábitos são teimosos. Eles não deixarão de agitar a bandeira de um triunfante “Eu avisei! »Ao menor incidente. Será que um comentário amargo nos magoa porque não processamos um pedido importante que chegou às 9h10 em nossa caixa de correio? Nossos hábitos incriminarão a nova prática que implementamos há quinze dias. Eles esquecerão os quatorze dias de eficiência durante os quais avançamos em arquivos essenciais.

Não vamos recuar. Não nos deixemos ser culpados demais. Vamos começar atribuindo equitativamente a culpa pelo incidente. O requerente poderia ter previsto? Ou ele é a vítima, como nós, de nossos hábitos coletivos de estar disponível o tempo todo? Será que ele passou por outro circuito, contatou outras pessoas, chegou até nós de outra forma? Ou ele estava convencido de que estávamos observando a chegada de seu e-mail para processá-lo imediatamente? Com base nessa análise mais precisa da situação, podemos iniciar negociações.

O ajuste de nossas novas práticas pode assumir várias formas. Por exemplo, podemos reduzir nossa janela de concentração e abrir nossa caixa de correio às 10h – é sempre uma hora de tranquilidade. Podemos também compartilhar nossos novos rituais com nossos colegas e buscar com eles um novo funcionamento coletivo efetivo: antecipação, rodízio de plantão, circuito de emergência, etc. Podemos negociar para estarmos presentes em todas as outras reuniões ou redefinir com os nossos colegas o ritmo, a duração e os objetivos das nossas reuniões. Qualquer solução coletiva é obviamente mais eficaz e, acima de tudo, duradoura: contra os maus hábitos, há força na unidade.

Quinto passo: ancorar os novos rituais

A coisa mais difícil está feita. Ainda temos que estar vigilantes para completar nossa jornada. Porque nossos velhos hábitos podem ser reinstalados sorrateiramente em nossa vida diária assim que baixarmos a guarda. Nossos novos rituais serão nossa melhor defesa … quando eles realmente se tornarem rituais. Por enquanto, são apenas práticas novas e ainda frágeis. Para crescer e ficar mais fortes, eles precisam de toda a nossa atenção. Portanto, nas primeiras semanas de vida, vamos alimentá-los aplicando-os de maneira consciente. Quer dizer, pensando neles pela manhã e saboreando o que nos trouxeram à noite. E então, um dia, nos encontraremos praticando-os sem ter pensado nisso. Teremos então vencido a batalha contra nossos maus hábitos.

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